DESCRIÇÃO GENÉRICA DO DAF
Sob chefia directa de um Chefe do Departamento o DAF é um sector de apoio administrativo e financeiro da Faculdade de Engenharia da UEM, tendo em conta os recursos humanos e financeiros alocados. Gere os recursos humanos e financeiros, sendo estes últimos constituídos pelo Orçamento do Estado, Receitas Próprias e Fundos de Projectos de Investigação. Também tem como um dos objectivos principais o procurement, a organização e realização de aquisições ao nível local. Como acções específicas indicam-se:
GENÉRICAS:
- Recolha de informação pertinente para a elaboração do Orçamento Anual da Faculdade;
- Alocação/Distribuição do orçamento aprovado pelos diferentes sectores que compõem a Faculdade;
- Auxílio às auditorias interna e externa;
- Apoio na gestão financeira dos projectos;
- Apoio na preparação de eventos científicos;
- Emissão de guias de marcha;
- Verificação dos mapas de efectividade;
- Controle dos mapas de horas extraordinárias;
- Processamento de horas extraordinárias/pagamento;
- Preparação de orçamento de viagens/visitas;
- Verificação de balancetes, extractos e outra informação de gestão financeira;
- Supervisão das actividades das secções de Contabilidade, Tesouraria e Execução orçamental e da UGEA Local.
SECRETARIA
- Efectua registo de entrada e saída de expediente interno e externo;
- Fotocópia e organiza a correspondência a distribuir nos vários sectores internos;
- Elaboração de notas, ofícios e memorandos de assuntos correntes;
- Controle de assiduidade e pontualidade dos funcionários da Faculdade;
- Elaboração dos mapas de efectividade;
- Registo de cartões de assiduidade;
- Distribuição das fichas e diversos impressos ao pessoal da Faculdade;
- Reconhecimento de fotocópias;
- Esclarecimento do pessoal sobre normas e procedimentos administrativos;
- Assegurar a manutenção e actualização do Arquivo geral da Faculdade.
CONTABILIDADE
- Conferir, classificar e lançar os documentos das operações financeiras da Faculdade;
- Controle de contas correntes de terceiros e proceder a sua reconciliação;
- Emitir facturas e proceder ao registo contabilístico;
- Processar salários pagos com Receitas Próprias;
- Confere as contas bancárias e efectua reconciliações bancárias;
- Elabora relatórios da situação financeira;
- Elaboração de balancetes por fonte de financiamento;
- Mantém os arquivos de documentos de forma ordenada e de fácil consulta;
- Efectua pagamentos e recebimentos autorizados;
- Regista movimentos de entrada e saída de fundos;
- Presta contas do trabalho junto do chefe do DAF.
TESOURARIA E EXECUÇÃO ORÇAMENTAL
- Executa o orçamento atribuído à Faculdade;
- Procede à gestão financeira dos projectos da Sida/Sarec;
- Emite cheques e recibos;
- Verifica os relatórios dos projectos da Sida/Sarec e respectivos relatórios financeiros;
- Procede a recolha de extractos bancários;
- Efectua depósitos bancários;
- Distribui expediente para a Direcção de Finanças da UEM e para os bancos.
UGEA LOCAL
- Levantamento e compilação das necessidades anuais de bens e serviços ao nível da Faculdade;
- Elaboração do plano de aprovisionamento;
- Preparação dos cadernos de encargos e outra documentação para o lançamento de concursos de pequena dimensão;
- Preparar/organizar processos de aquisição por Ajuste Directo (Bens e Serviços);
- Proceder a aquisição de bens e serviços;
- Proceder a distribuição de bens e serviços;
- Realização de consultas ao mercado;
- Gestão do armazém de materiais;
- Inventariação/Registo de equipamento e outros bens duradouros adquiridos para a Faculdade;
- Proceder à actualização do Inventário.
Chefe do Departamento: Lic. Rosário Augusto