Historial da FEUEM
A Faculdade de Engenharia é uma unidade orgânica da Universidade Eduardo Mondlane, dotada de autonomia pedagógica e científica no âmbito dos cursos que ministra e de autonomia administrativa, patrimonial e financeira relativamente aos seus próprios recursos dentro dos limites legais. A Faculdade de Engenharia goza, igualmente, de autonomia regulamentar e disciplinar dentro dos limites legais.
Breve Historial
A Faculdade de Engenharia foi fundada em 1962 com uma estrutura de chefia centralizada, com cada curso associado a um Departamento específico. Logo após a Independência, os departamentos assumiram o estatuto de Faculdade com um corpo directivo não centralizado mas com uma coordenação inter-faculdade.
Esta estrutura permaneceu até 1980, quando a estrutura foi de novo mudada para a situação de 1962.Em 1962 existiam 4 cursos, nomeadamente Engenharia Civil, Engenharia Electrotécnica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. No início, os cursos duravam 6 anos sendo os 3 primeiros anos virados para matérias gerais-básicas e os últimos 3 anos, para disciplinas de Engenharia, incluindo disciplinas de gestão.
Em 1970 a duração do curso foi encurtada para 5 anos, com os dois primeiros anos virados para matérias gerais- básicas.
As horas de ensino foram estendidas e as disciplinas eram tipicamente semestrais ao contrário de anuais como eram em 1962. Dois novos cursos foram introduzidos em 1970 Engenharia de Minas e Engenharia Metalúrgica. Estes novos cursos não duraram muito visto serem de longa duração (5 e 8 anos respectivamente).
Actualmente, a Faculdade de Engenharia é composta por cinco departamentos académicos, nomeadamente Departamento de:
- Engenharia Civil (DECI);
- Engenharia Electrotécnica (DEEL);
- Engenharia Mecânica (DEMA);
- Engenharia Química (DEQUI);
- Cadeiras Gerais (DCG);
- Departamento de Património e Manutenção (DPM);
- Departamento do Registo Académico (DRA);
- Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação (DTIC);
- Departamento de Administração e Finanças (DAF);
- Departamento de Informação e Biblioteca (DIB); e um
- Centro de Estudos de Engenharia – Unidade de Produção (CEE-UP).
No conjunto dos seus Departamentos, a FEUEM oferece oito cursos de licenciatura, nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Eléctrica, Engenharia Electrónica, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia de Gestão Industrial, Engenharia Química e Engenharia do Ambiente.
A Faculdade de Engenharia oferece também os seguintes cursos de Pós-Graduação:
- Mestrado em Hidráulica e Recursos Hídricos;
- Mestrado em Tecnologia de Alimentos;
- Mestrado em Engenharia de Petróleo;
- Curso Preparatório para o Mestrado em Engenharia de Petróleo;
- Curso de Especialização em Segurança no Trabalho.